quarta-feira, 22 de junho de 2011

A BEM-AVENTURANÇA DOS JUSTOS


TEMA: A BEM AVENTURANÇA DOS JUSTOS.

TEXTO: SALMO 1:1-3. INTRODUÇÃO:


Amados irmãos, este salmo é considerado o prefácio dos salmos, pois apresenta o conteúdo de todo o livro. É desejo do salmista ensinar-nos o caminho para a bem-aventurança e avisar-nos sobre a destruição certa dos pecadores. Este, portanto, é o assunto do primeiro salmo, que em certos respeitos pode ser visto como o texto sobre o qual o todo dos salmos compõe um sermão divino.
Este salmo consiste de duas partes: na primeira (do versículo 1 ao versículo 3), Davi expõe em que consiste a felicidade e a bem-aventurança de um homem piedoso, quais são os seus procedimentos e quais as bênçãos que receberá do Senhor. Na segunda parte (do versículo 4 ao final), ele contrasta o estado e o caráter daqueles que não têm Deus, revela o futuro, e descreve, em linguagem impressionante, seu destino final.
Amados irmãos, no verso um Davi apresenta o progresso no pecado, ou seja o que fazer para ser dominado pelo pecado:


1. Andar no conselho dos impios;
2. Parar no caminho dos pecadores e;
3. Assentar na roda dos escarnecedores.
Como Davi queria ensinar exatamente o contrário disso, ele coloca a negativa "não".
1. Não andar no conselho dos impios;
2. Não parar no caminho dos pecadores e;
3. Não assentar na roda dos escarnecedores.
Davi ensina com clareza o que fazer para ser feliz e bem sucedido na vida. Ele disse que os bem aventurados tomam três decisões importantes para o ser, e todas elas estão no verso um:
(1) Precaver-se das opiniões dos impios, não anda no conselho dos impios;
(2) Evitar a vida prática, não para no caminho dos pecadores e
(3) Fugir da companhia de pecadores, não se assenta na roda dos escarnecedores.
Diante disso, eu quero compartilhar com os amados irmãos sobre o seguinte tema: A BEM AVENTURANÇA DOS JUSTOS.
1. O que você tem feito no dia a dia para praticar esses ensinamentos de Davi e ser bem sucedido?
  • Ter desejo. O desejo, a vontade é o ponto de partida para tudo na vida. Se você não tiver desejo você não faz nada. Pedro disse: "desejai ardentemente, como crianças recem nascidas, o genuino leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado o crescimento para a salvação". I Pd. 2:2.
  • Esforçar por conseguir aquilo que desejas. Muitas pessoas deseja, mas não faz nada para concretizar o desejo. O segundo passo do desejo é o esforço. Tudo na vida tem um preço, as coisas não caem prontas do céu. Nós precisamos agir, ter atitude, fazer alguma coisa.
  • Evitar e fugir de tudo aquilo que te distancia da bem aventurança. Infelizmente todos querem a benção, mas nem todos lutam pela benção. Infelizmente muitos querem a benção, mas nem todos fogem daquilo que rouba a benção. Paulo ensina algumas coisas importantes sobre isso: I Cor. 6:18; I Cor. 6:12 e 10:23. Foge de tudo aquilo que tenta roubar a sua benção.
  • Alimentar diariamente na Palavra do Senhor, v. 2. Sem alimentação saudável ninguém pode ter boa saúde. A alimentação saudável é indispensável para resistir as infecções e inflamações da vida. A alimentação espiritual, que é a leitura diária da Palavra de Deus é imprescindível para você ser bem sucedido. Veja os ensinos de Davi sobre isso no salmo 119: 25, 50, 104, 105, 144, 165, 170. Veja como a meditação sobre a Palavra nos ajudará a manter distância desses três males. Portanto, você deve diariamente separar um tempo para estudo e meditação na Palavra do Senhor.
  • Praticar e viver no dia a dia tudo que a Palavra de Deus ensina. O conhecimento da Palavra de Deus sem pratica é mera pressunção, não vale nada. Precisamos viver a Palavra de Deus. Vejamos o que Tiago disse: "Tornai-vos, praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos". Tg. 1:22; Deut. 28:1-4.
02. Os resultados de viver esses ensinamentos, v. 3.
    Amados irmãos, é claro que o resultado geral é ser bem sucedido. Mas, há resultados específicos para todos aqueles que pagam o preço de viver os ensinamentos da Palavra de Deus. Vejamos conforme Davi fala no verso 3:
  • Ser uma árvore frondosa. "Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas". Qual a importancia de uma árvore? Beleza, fotossíntese, ar puro, sombra etc.
  • Ser uma árvore frutífera.
    "Que, no devido tempo, dá o seu fruto". Virtudes a serem mostradas em certos tempos: paciência na aflição; gratidão na prosperidade; zelo na oportunidade. Veja o que Jesus disse: Jo 15:16; Mat. 7:16-19.
  • Ter uma folhagem verde e viçosa. "Suas folhas não murcham": a bênção de manter um testemunho que não murcha. Mat. 5:16.
  • Ser bem sucedido em tudo que fizer. "E tudo quanto ele faz será bem sucedido". A natureza, as causas, os sinais e os resultados da verdadeira prosperidade. Jos. 1:5-9.
03. Conclusões e aplicações:
    Amados irmãos, vamos concluir a mensagem de hoje com algumas aplicações práticas para todos nós:
    Deus quer que todos nós sejamos bem sucedidos na nossa vida. Mas, isso não depende só de Deus, depende de nós também. Ele disse: "Se quiserdes e me ouvirdes comereis o melhor dessa terra, mas, se fordes rebeldes e recursardes sereis devorados pela espada por que a boca do Senhor o disse".
    Como você tem analisado o salmo 1 em sua vida? Você está na primeira parte, 1 a 3, ou na segunda parte de 4 a 6.
    Você tem procurado diariamente fugir:
  1. Do conselho dos impios;
  2. Do caminho dos pecadores e
  3. Da roda dos escarnecedores.
Ou você gosta de participar dessas coisas. Se você gosta dessas coisas não espere ser bem sucedido na vida. Deus disse claramente a Josué o que fazer para ser bem sucedido na vida, Jos. 1:6-8.
Que Deus nos ajude a ser diferente para ser bem sucedido. Amém.