segunda-feira, 20 de junho de 2011

BÊNÇÃOS PROCEDENTES DO DEUS, ESPÍRITO SANTO



Baixe a Versão para impressão aqui(DOC):




Tema: Bênçãos procedentes do Deus, Espírito Santo.

Texto: Ef. 1:13,14.

Introdução:

    Amados irmãos, se tem uma tema que dói nos ouvidos de Deus quando é pregado na pós modernidade é sobre o Espírito Santo. Tem se pregado coisas absurdas sobre a pessoa e obra do Espírito Santo. Eu não tenho nenhuma dúvida, medo e receio de falar que têm muitos, mas muitos pregadores pregando sobre o Espírito Santo que ainda não conhece o Espírito Santo.
    Não tenho dúvida que um dos temas que mais precisa ser pregado dentro de uma visão Bíblica e reformada é sobre a pessoa e obra do Espírito Santo. Vejamos alguns erros que alguns pregadores pós modernos tem cometidos contra a pessoa e obra do Espírito Santo:

  1. O Espírito Santo é uma força, uma energia um poder sobrenatural.
  2. A pessoa pode perder o Espírito Santo.
  3. O cristão pode blasfemar contra o Espírito Santo.
  4. O batismo com o Espírito Santo é uma experiência após a conversão.
  5. A pessoa só é batizada com o Espírito Santo se falar em línguas.
  6. A pessoa precisa buscar o batismo com o Espírito Santo como uma segunda bênção, ou segunda experiência.
  7. O pastor pode ministrar o batismo com o Espírito Santo.
Amados irmãos, não temos nenhuma pretensão de falar tudo sobre o Espírito Santo em duas mensagens, mas queremos trazer orientações dentro do que o apóstolo Paulo falou aos Efésios que pode ser muito importante e útil para todos nós.
O apóstolo Paulo neste texto em Efésios 1:3-14 fala das bênçãos procedentes do Deus, Pai, 3-6; das bênçãos procedentes do Deus, Filho, 7-12 e das bênçãos procedentes do Deus, Espírito Santo, 13,14.
Nos versos 13 e 14 Paulo fala de duas bênçãos extraordinárias procedente do Deus, Espírito Santo. As bênçãos do Selo e do Penhor, hoje nós vamos falar da benção do Selo do Espírito Santo. A carta de Paulo aos efésios com exceção da carta aos coríntios é a que mais fala da pessoa do Espírito Santo.
Uma coisa que precisa ficar clara e objetiva para você, você foi selado com o Espírito Santo da promessa quando creu em Jesus Cristo como o seu único e suficiente Senhor e salvador.
Antes de entrarmos no texto para explicar o selo do Espírito Santo eu quero trazer algumas explicações para todos nós sobre o contexto do texto:
  1. Todos os cristãos, que um dia creu em Jesus Cristo pela fé foram selados pelo Espírito Santo da promessa. Quem ainda não foi selado pelo Espírito Santo é porque ainda não creu em Jesus Cristo como seu único e suficiente Senhor e Salvador pessoal.
  2. O processo inteiro da salvação é ensinado neste versículo:
    1. Paulo mostra como um pecador torna-se santo; ele ouve o evangelho da salvação, como Cristo morreu pelos seus pecados e ressuscitou; Rm. 10:17.
    2. Ele crê com a fé que traz a salvação e; Ef. 2:8.
    3. É selado com o Espírito Santo, você recebe o Espírito Santo imediatamente após crer em Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal.
  3. O que representa o selo do Espírito Santo? Willyam Hendriksen fala de três funções do Selo: Garantir o caráter autentico de um documento, Et. 3:12; marcar uma propriedade, Ct. 8:6 e proteger contra violação e dano, Mat. 27:66.
  4. Comentando sobre o selo do Espírito em Efésios 1:13 Calvino disse: "Os selos imprimem autenticidade tanto aos alvarás como aos testamentos. Além disso, o selo era especialmente usado nas epístolas, para identificar o escritor. Em suma, um selo distingue o que é genuíno e indubitável do que é inautêntico e fraudulento. Tal ofício Paulo atribui ao Espírito Santo, não só aqui, mas também no capítulo 4.30 e em 2 Coríntios 1.22. Nossas mentes jamais se fazem suficientemente firmes, de modo que a verdade prevaleça conosco contra todas as tentações de Satanás, enquanto o Espírito não nos confirme nela. A genuína convicção que os crentes têm da Palavra de Deus, acerca de sua própria salvação e toda religião, não emana das percepções da carne, ou de argumentos humanos e filosóficos, e, sim, da selagem do Espírito, o que faz suas consciências mais seguras e todas as dúvidas removidas. O fundamento da fé seria quebradiço e instável, se porventura ela repousasse na sabedoria humana; portanto, visto que a pregação é o instrumento da fé, por isso o Espírito Santo torna a pregação eficaz".
  5. Selados com o Espírito Santo da promessa. Que promessa é essa? A promessa feita pelo Pai, pelos profetas, por João Batista e pelo Senhor Jesus Cristo, de que enviaria o Espírito Santo para comprovar e confirmar tudo que Ele fez e prometeu no passado, presente e futuro.

     
Amados irmãos, eu quero compartilhar alguns aspectos da selagem do Espírito Santo:
  1. O selo fala de uma transação comercial consumada.
Amados irmãos, até hoje, quando documentos legais importantes são tramitados, recebem um selo oficial para indicar conclusão da transação.
  • Jesus consumou sua obra de redenção na cruz do calvário.
  • Ele comprou-nos com o seu sangue, I Pd. 1:18,19.
  • Somos propriedade exclusiva dele, I Pd. 2:9. Portanto, fomos selados como garantia dessa transação final.
  • A alusão do selo como prova de compra deve ter sido especialmente significativa para os efésios. Éfeso era uma cidade portuária e havia um intenso comércio de madeira com os portos vizinhos. Os compradores de madeira em Éfeso colocavam o seu selo na madeira e, depois, enviavam seus mercadores para buscá-la.
  • O profeta Jeremias comprou uma propriedade, pagou o preço por ela e diante das testemunhas selou o documento de acordo com a lei e os costumes da época, Jer. 32:10. Agora ele é o proprietário de fato e de direito.

     
  1. O selo fala de um direito de posse.
Amados irmãos, você só pode dizer que é dono se tem documento que prova isso. O selo é exatamente essa prova. Se o selo que está no objeto é o seu, então é posse sua.
  • O selo foi realizado definitivamente. A palavra significa também "consignar", "guardar", "certificar" e "reconhecer", indicando a autenticidade e confirmação: (Jr. 32.10-11,) "Assinei e selei a escritura, e pesei a prata na balança, diante de testemunhas por mim chamadas. Peguei a escritura, a cópia selada com os termos e condições de compra, bem como a copia não selada".
  • Somos verdadeiramente filhos de Deus; possessão: Como a grande importância do selo é jurídica, vemos neste emprego, o fato de pertencermos a Deus, porque fomos comprados com o Seu próprio sangue; somos possessão de Deus; proteção/privacidade:
  • O selo era empregado para garantir uma boa conservação dos documentos e o sigilo de seu conteúdo (Is 29.11; Dn 12.4).
  • Ninguém poderá separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus (Rm 8.38-39); é Deus mesmo Quem nos preserva intocáveis para o dia da redenção.
  • Notemos que o selo normalmente é externo. Em nosso caso, o selo é interno; fomos selados pelo Espírito que em nós habita. O Espírito em nós é o selo de Deus garantindo a autenticidade e preservação de Sua propriedade até ao resgate final. Paulo disse: "Nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir". (2 Cor. 1.22).
  • Francis Foulkes diz que, no mundo antigo, o selo representava o símbolo pessoal do proprietário ou do remetente de alguma coisa importante.
  • John Stott diz que o selo é uma marca de possessão e autenticidade.
  • Amados irmãos, Deus nos selou definitivamente com o Espírito Santo para marcar sua propriedade exclusiva, I Pd. 2:9.

     
  1. O selo fala de segurança, proteção e autenticidade.
Amados irmãos, o selo nos fala também de proteção. Os fazendeiros ferrão seu gado para protegê-lo dos ladrões de gado. O selo é uma espécie de ferrão protege, marca uma posse e protege-a do inimigo.
  • Quando Jesus Cristo foi colocado na tumba o império romano com medo dos discípulos de Jesus roubar o corpo mandou selar a porta do túmulo como garantia e proteção de que não seria violado, Mat. 27:62-66.
  • Quando o Rei autorizou jogar Daniel na cova dos leões, o texto Bíblico diz assim: "Taparam a cova com uma pedra, e o rei selou com o seu anel-selo e com os anéis dos seus nobres, para que a decisão sobre Daniel não se modificasse". Dn. 6:17.
  • Assim o cristão em Jesus Cristo também foi selado com o Espírito Santo que nos protege de toda investida do inimigo.
  • O Espírito Santo é a nossa maior proteção, Ele foi nos dado para estar para sempre conosco. Ele jamais nos deixará, Jo 14:16,17.
  • O selo também nos fala de autenticidade. O selo, bem como a assinatura do dono, atesta a autenticidade do documento. O apóstolo Paulo diz: "Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal, não pertence a Cristo". Rm. 8:9.
  • O selo do Espírito Santo nos dá segurança, nos protege e nos autentica como propriedade exclusiva de Deus.
  • O Espírito Santo é o selo de todas as promessas e bênçãos do Pai e do Filho. É o Espírito Santo que sela, confirma, comprova e consolida todas as bênçãos no coração do cristão.

     
  1. Conclusões e aplicações:
Amados irmãos, eu quero concluir a mensagem de hoje com algumas aplicações práticas para todos nós:
O conhecimento sobre a teologia correta da pessoa, obra e bênçãos do Espírito Santo é fundamental para nos dá segurança e tranqüilidade.
Precisamos ter muito cuidado com a pregação liberal dos nossos dias que tira do Espírito Santo a sua verdadeira essência.
Precisamos buscar mais conhecimento e plenitude do Espírito Santo para nossas vidas e ministério.
Meu irmão, nunca esqueça:
  • Você foi selado com o Espírito Santo da promessa. O Espírito nunca mais deixa você. Você não perde mais o Espírito Santo.
  • Você não precisa mais buscar o batismo com o Espírito Santo. Você precisa buscar plenitude do Espírito Santo, revestimento de poder do Espírito Santo, comunhão e intimidade com o Espírito Santo.
  • Você não perde a salvação. O selo do Espírito Santo é a garantia, a confirmação e a segurança que você será salvo até o fim.
  • Você não comete o pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo. Porque você tem morando, habitando permanentemente em você o Espírito Santo.
  • Você é propriedade exclusiva de Deus. O Espírito Santo lhe garante isto, você foi comprado pelo sangue de Jesus e selado pelo Espírito Santo da promessa.
  • Qual é a evidencia que você tem que prova que fostes selados com o Espírito Santo da promessa?
  • Como você pode dizer que foi selado com o Espírito Santo da promessa, sendo que vive uma vida mundana, dominada pelo pecado, sem consagração e santidade?
  • A maior evidencia que você foi selado com o Espírito Santo da promessa é uma nova vida em Cristo Jesus. Vida de santidade e pureza. Vida que agrada e honra a Deus. Vida de compromisso com Deus e com sua igreja.
  • Qual é prova palpável que de fato fala, narra que você tem o selo do Espírito Santo da promessa habitando em você?
  • E você meu irmão que já tem o selo do Espírito, mas anda desanimado, frio e apático e sem compromisso. Creia que Deus vai completar a obra que Ele começou, Fp. 1:6. Abra o coração e deixa Deus restaurar você neste momento. Pois é isto que o Espírito Santo garante.
Por tudo isso, você precisa dedicar, consagrar e buscar mais a presença de Deus em sua vida.
Precisa orar mais, estudar a palavra com esmero e envolver mais com a obra do Senhor.
Precisa buscar mais santidade e intimidade com Deus. Precisa conhecer mais essa trindade maravilhosa que nos escolheu, salvou e selou com o Espírito da promessa.
A partir de hoje você não pode continuar com a mesma atitude para com o Espírito Santo. Precisa buscar mais intimidade e comunhão com Ele. Se você deseja uma unção nova, um novo mover do Espírito Sobre sua vida eu quero orar por você.