segunda-feira, 20 de junho de 2011

BÊNÇÃOS PROCEDENTES DE DEUS, FILHO


Baixe a Versão para impressão aqui(DOC):





Tema: Bênçãos procedentes de Deus, Filho.
Texto: Ef. 1:7-12.

Introdução:

    Amados irmãos, em uma reunião de liderança política nos EUA estava presente o Rev. Billy Graham. Eles discutiam sobre os grandes acontecimentos da história. Um deles disse o maior acontecimento da história da humanidade foi a visita a lua pelo astronauta americano Neil Armstrong, em 20 de Julho de 1969. O pastor Billy Graham disse permita-me discordar de você; o maior acontecimento da história foi à morte e ressurreição de Jesus Cristo. E todos concordaram. Então outro disse, o segundo acontecimento mais importante da história foi a visita do homem à lua. O pastor Billy Graham disse me permita discordar de você novamente. O segundo maior acontecimento da história ainda está por vir, será a segunda volta de Jesus Cristo em glória e poder.
    Amados irmãos, a pessoa de Jesus Cristo ocupa a centralidade na história em todas as áreas.
    Antes de entrarmos no texto quero fazer algumas considerações importantes para todos nós:



  1. Paulo fala aos efésios o objetivo pelo qual ele estava preso. Estou preso por causa do compromisso que tenho com Deus de pregar a salvação para todos os povos especialmente para os gentios. Nos versos 3 ao 14 Paulo narra a obra redentiva da Trindade falando em uma única frase, do verso 3 ao 14 não tem nenhum ponto, somente virgula e ponto e virgula. Paulo fala que a obra redentiva inclui a Trindade santa, o Pai (4-6), o Filho (7-12) e o Espírito Santo (13,14).
  2. E Paulo termina cada bloco da obra da trindade dizendo para louvor de sua glória, a obra do Pai, v.6ª. a obra do Filho 12c e a obra do Espírito Santo 14c. Paulo está dizendo que a obra da salvação tem participação especial da Trindade Santa. O Pai planejou a salvação, o filho executou a salvação e o Espírito Santo aplica a salvação no coração humano.
  3. Dos versos 7 ao 12 Paulo narra as bênçãos concedidas ao povo de Deus pela Pessoa de Jesus Cristo. Paulo fala de alguns privilégios concedidos aqui; as bênçãos da predestinação, da eleição, da comunhão com Deus, da redenção, da adoção etc. São privilégios apenas para o povo de Deus, os eleitos.
  4. Aqui nós precisamos fazer uma distinção e explicação entre a graça comum e a graça especial. A graça comum são aquelas bênçãos, ou favores que Deus dá a todas as pessoas indistintamente, independentes do fato se elas crêem em Deus ou não, se elas crêem em Cristo ou não. Deus abençoa cada ser humano que existiu, que existe e que existirá independente se elas crêem ou não nele. Deus lhes dá saúde, certa prosperidade, inteligência, certa medida de tranqüilidade, Deus lhes dá habilidade e até certo grau de virtude. Por isso, vocês percebem que entre muitas pessoas que não crêem em Deus e que até pensam que Deus não existe, existem aqueles que são prósperos materialmente, que tem excelente saúde, tem uma família bem equilibrada, tem caráter exemplar, fazem boas obras, trabalham honestamente. Essas pessoas fazem parte daqueles que gozam da graça comum de Deus. Jesus Cristo em Mateus disse que Deus faz nascer o seu sol sobre maus e bons e derrama a sua chuva sobre justos e injustos. O ar que nós respiramos é para todos, as belezas da natureza são para todos, o alimento é para todos. Isto nós chamamos de graça comum de Deus.
  5. A graça especial de Deus é exatamente aquela manifestação de amor, de carinho, de misericórdia e bondade que são destinados apenas aos seus eleitos em Cristo Jesus, aqueles que Ele escolheu antes da fundação do mundo, e essa graça especial de Deus têm haver com: Comunhão, intimidade e conhecimento de Deus, adoção de filhos, ser habitado pelo Espírito Santo, possuir os dons espirituais, redenção em Cristo, perdão de pecados, salvação eterna, participar da verdadeira Igreja e finalmente a glorificação em Cristo. Essas são manifestações da graça especial de Deus e são dadas somente aos eleitos em Cristo Jesus.
  6. Aqui vale a pena uma explicação muito interessante sobre a graça comum e a graça especial. Aos que não são eleitos Deus pode dar certa prosperidade e bem estar e uma vida tranqüila; mas eles não possuem a benção da comunhão, da intimidade e do conhecimento de Deus, não tem a benção da salvação e da vida eterna com Deus. E a alguns dos eleitos Deus priva um pouco da graça comum, isto, para que estes valorizem mais as bênçãos da graça especial.
  7. Mas, vale a pena ressaltar algo tremendamente importante para todos nós. É que todos esses privilégios e bênçãos nos são conferidos em Cristo Jesus. Isto está claro no texto, Paulo fala 10 vezes sobre isso nos versos 3 até o 14; 3,5,6,7,9,10,11,12,13. Todas essas bênçãos da graça especial de Deus são dadas em Cristo, por causa de Cristo e mediante Jesus Cristo.
  8. É fundamental entendermos a expressão em Cristo. Em primeiro lugar esta expressão quer dizer que as bênçãos da eleição, da predestinação, da adoção, da redenção e remissão de pecados foram adquiridas por Cristo. Foi Cristo que as conquistou na cruz do calvário mediante a sua morte e ressurreição.
  9. Portanto, elas nos são dadas gratuitamente, não por méritos nossos, não que Deus viu algumas coisas em nós que as merecessem. Elas nos são ofertadas em Cristo, porque foi Ele que as conquistou por todos nós na cruz do calvário.
  10. Em segundo lugar essa expressão em Cristo quer dizer que todos nós só podemos usufruir de todas essas bênçãos em união com Cristo Jesus. Fora de Cristo não existe a mínina possibilidade de usufruir essas bênçãos. Estas bênçãos são reservadas somente para os eleitos de Deus que estão em união com Cristo Jesus.
    Diante disso, eu quero compartilhar com os amados irmãos sobre o seguinte tema: As bênçãos procedentes de Deus, Filho.
    No texto Paulo fala de três bênçãos que estão relacionadas diretamente com o Deus Filho, vejamos:
  1. A benção da Redenção, v. 7,8.
Amados irmãos, todas as bênçãos que recebemos do Pai recebemo-las em Cristo Jesus. Somos abençoados em Cristo Jesus. Aqui a atenção é desviada do Pai para o Filho, do céu para a terra e do passado para o presente. Uma das maiores bênçãos do Filho é a redenção, vamos aprender algumas coisas sobre a redenção:
  • Paulo disse, nele temos a redenção ... pelo seu sangue.
  • William Barclay diz que a palavra apolytrosis, "Redimir", era usada para o resgate do prisioneiro de guerra ou escravo. Ela aplica-se também à libertação do homem da pena de morte merecida por algum crime. É a palavra que se usa para referir à libertação divina dos filhos de Israel da escravidão do Egito, assim como o resgate continuo do povo eleito em tempo de tribulação. Em cada caso, o homem é redimido e libertado de uma situação de que era incapaz de se libertar por si mesmo ou de uma divida que jamais poderia pagar por seus próprios meios.
  • A palavra "Redimir" quer dizer "comprar e deixar livre mediante pagamento de um preço". Francis Foulkes diz que a ideia fundamental de "redenção" é de tornar livre uma coisa ou pessoa que se tornara propriedade de outrem.
  • Na época de Paulo o Império romano tinha 60 milhões de escravos, e eles, geralmente, eram vendidos como uma peça de mobília. Mas um homem podia comprar um escravo e dar-lhe liberdade.
  • Foi exatamente isto que Cristo fez por nós, os seus eleitos. Ele nos comprou e nos deu a liberdade. O preço da nossa redenção foi o seu sangue. O apóstolo Pedro disse: "Sabendo que não foi mediante cousas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram. Mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo". I Pd. 1:18,19.
  • Isto quer dizer amados, que estamos livres: 1. Da lei, Gl. 5:1; 2. Da escravidão do pecado, Rm. 6:1,14, 3. Do mundo, Gl. 1:4 e 4. Do poder de satanás, Col. 1:13,14.
  • Mas irmãos, precisamos entender que Cristo para nos redimir precisou também nos perdoar. Na presença de Deus não vai nada sujo, imoral, pecado. Por isso, Jesus nos perdoou e nos apresentou a Deus limpos de todo o pecado.
  • O verbo perdoar quer dizer "levar embora". Cristo morreu para levar nossos pecados embora a fim de que nunca mais sejam vistos. Agora não há qualquer acusação registrada contra nós, pois nossos pecados foram embora.
  • O nosso perdão é baseado no sacrifício expiatório de Jesus Cristo. O perdão de Jesus é completo, por isso Paulo fala: "Agora já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus". Rm. 8:1.

 
  1. A benção da Revelação da vontade de Deus, v. 9,10.
Amados irmãos, precisamos entender e compreender que a obra de Deus nos seus eleitos é completa. Deus na sua sabedoria não deixa faltar nada, absolutamente nada. Vamos aprender algumas coisas maravilhosas aqui para o nosso enlevo e deleite espiritual em Cristo.
  • Deus não apenas recebe e perdoa aqueles que Ele elegeu como filhos amados; mas acima de tudo, Ele também os ilumina com a compreensão dos seus propósitos e mistérios. Deus revela os seus mistérios, os seus segredos aos seus eleitos, Sal. 25:12.
  • A sua graça é derramada sobre todos nós em toda a sabedoria e prudência, v. 8.
  • A palavra grega "Sophia", "sabedoria", é o conhecimento que olha para o coração das coisas, que as conhece tal como realmente são, e "phoronesis", "prudência", é a compreensão que leva a agir corretamente.
  • William Barclay disse: "Cristo outorga aos homens a habilidade de ver as grandes venturas da eternidade e de resolver os problemas de cada instante". Irmãos, os eleitos têm essa sabedoria e prudência porque Deus revela os mistérios de sua vontade.
  • Esse mistério é a maneira pela qual Deus traz a uma unidade restaurada o Universo inteiro, que se tornara desordenado devido à rebelião e ao pecado do homem.
  • O pecado separou o homem de Deus, do próximo, de si mesmo e da própria natureza. O pecado desintegra, rasga, e separa todas as coisas; mas, em Cristo, Deus juntará todas as coisas na consumação dos séculos. Nós os eleitos, somos parte desse grande plano de Deus.
  • John Mackai tem razão quando diz: "Deus constituiu a Jesus Cristo como centro unificador de um vasto esquema de unidade por meio do qual as ordens celestes e terrestres, separadas como estão agora por um grande abismo entre o sobrenatural e o natural e pelo abismo ainda maior do santo e do pecaminoso, serão de novo reunidas em uma única e unida comunidade".
  • Francis Foulkes diz que a palavra grega anakephalaiosasthai, "fazer convergir", era usada no sentido de juntar várias partes e apresentá-las como uma só. Fazer encabeçar tudo em uma única pessoa, Cristo Jesus. Cristo é o cabeça de tudo.
  • O plano de Deus para a plenitude dos tempos, quando o tempo voltar a fundir-se na eternidade, é fazer convergir nele (em Cristo) todas as coisas, tanto as do céu como as da terra, v. 10.
  • No tempo presente ainda há discórdia no universo, ainda há certo domínio do pecado e uma ação forte do diabo no mundo, mas, na plenitude do tempo, isto cessará, e aquela unidade pela qual ansiamos virá com o domínio completo do Senhor Jesus Cristo. Cristo será o cabeça soberano sobre todas as coisas.

  1. A benção da Herança, v.11,12.
Amados irmãos, nós somos a herança de Deus por meio de Jesus Cristo. Ou seja, através de Jesus Cristo fomos comprados pelo seu sangue para Deus. Eu sou de Cristo por direito legal, Ele me comprou com o seu precioso sangue na cruz do calvário. Vamos aprender algumas coisas sobre esta herança:
  • Em Cristo temos uma linda herança e somos feitos herança de Deus, Pedro disse: "Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na Província da Asia e Bitinia, escolhidos de acordo o pré-conhecimento de Deus Pai, pela santificação do Espírito, para obediência em Cristo e a aspersão do seu sangue; graça e paz lhes sejam multiplicados. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma viva esperança, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o valor. Herança guardada nos céus para vocês". I Pd. 1:1-4.
  • Paulo disse nele, digo, no qual fomos feitos herança... Herança é patrimônio. Nós somos o patrimônio de Deus em Cristo Jesus.
  • Jesus Cristo, resgatou desse mundo perdido, degenerado, um grande patrimônio para Deus Pai, a sua Igreja, os eleitos.
  • Imagine meu irmão, o preço que Deus pagou para fazer de você herança dele.
  • A Bíblia diz que nós somos a propriedade exclusiva de Deus. Somos a menina dos olhos de Deus. Somos a delícia de Deus. Somos os santos de Deus na terra. Somos o corpo de Cristo. A Igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.
  • Que privilégio para todos nós. Fomos feitos herança de Cristo. Eu sou de Cristo. Eu sou de Deus. Jesus Cristo me comprou com o seu precioso sangue.

  1. Conclusões e aplicações:
Amados irmãos, quero concluir a mensagem de hoje com algumas aplicações práticas para todos nós:
Diante de tanto amor, carinho e privilégio, temos que reconhecer algumas coisas que são importantes:
Nada disso é porque há alguma coisa boa que mereça mérito em nós, não. Tudo isso, é por causa da graça de Deus. Nenhum de nós merecia nada do Pai.
Mas, por outro lado, o Pai nos amou assim mesmo, por isso, resolveu nos fazer ricos em Cristo Jesus.
Então, todas essas bênçãos e privilégios que temos é unicamente pelos méritos de Cristo Jesus. Foi Jesus Cristo que conquistou todas essas bênçãos e privilégios na Cruz do calvário para todos nós.
E todas essas bênçãos e privilégios nos são entregues em Cristo Jesus. Ou seja, nenhuma dessas bênçãos e privilégios é oferecida a parte de Cristo. Sem entrar em comunhão com Cristo ninguém poderá receber essas bênçãos.
Você que me ouve neste instante, saiba que sem entrar em comunhão com Cristo não existe nenhuma possibilidade de receber essas bênçãos. Essas bênçãos são dos eleitos de Deus em Cristo Jesus.
Este é o momento propício e oportuno para você abrir o seu coração e entrar em comunhão com Cristo, Ap. 3:20.
E você meu irmão que já desfruta dessas bênçãos em Cristo tem a oportunidade de responder para Deus o que você está fazendo em gratidão há tão grandes bênçãos.
Portanto, hoje é um dia especial para entrar em comunhão com Deus em Cristo Jesus; e também especial para começar a fazer algo em gratidão por tão grandes bênçãos. Vamos orar.